Jogo Boulos Radical coloca candidato do PSOL em aventura de skate por São Paulo
A menos de uma semana do segundo turno em São Paulo, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, reduziu ainda mais distância do prefeito Bruno Covas e acirrou a disputa, aumentando a expectativa por uma grande virada nessas eleições.
Com muito menos recursos, a campanha de Boulos é reconhecida como um fenômeno dessas de audiência na internet. Os vídeos de Boulos no Instagram tiveram 11 milhões de visualizações, enquanto os de Covas foram vistos apenas 70 mil vezes. Para o pesquisador e analista de redes  Fabio Malini, do Departamento de Comunicação da UFES, "trata-se de uma campanha muito criativa, com muitos gêneros de conteúdo. Tem live, tem publicação de conteúdo de imprensa, tem vídeos, tem games”.
Boulos, que conta como vice a ex-prefeita Luiza Erundina, tem destacado nessas eleições o seu compromisso em tornar São Paulo uma cidade mais justa principalmente para os mais pobres. Isso fez com que seu rival no segundo turno tentasse polarizar a disputa chamando-o de radical.  “Eu luto há 20 anos para que as pessoas tenham um teto, pra que elas tenham dignidade básica pra viver. Querer taxar essa forma de luta como radical é a prova de como o Brasil recuou em termos de direitos sociais”, afirma Boulos.
Resgatar esse jeito de fazer política com brilho no olho fez com que Boulos e Erundina despertassem uma grande militância ao seu redor. Os voluntários se organizaram num grande grupo que ficou conhecido como Gabinete do Amor, em resposta ao famigerado Gabinete do Ódio, da família Bolsonaro.  
No Gabinete do Amor, os voluntários produzem conteúdos audiovisuais, gráficos e também games. Um desses jogos surgiu como resposta a infundada acusação de que Boulos é radical. “O Felipe Neto publicou uma montagem do Boulos num skate, dizendo que era isso que ele pensava quando chamavam Boulos de radical. Daí veio a ideia desse Boulos radicalizando em cima do skate”, explica CrisVector, que fez todas as ilustrações do game.
O jogo Boulos Radical foi lançado oficialmente na noite de sábado pelos voluntários. No jogo, Boulos precisa desviar de fake news, tucanos, mosquitos e outros adversários que tentam atrapalhar sua vitória na eleição. Ainda no primeiro turno, a mesma equipe voluntária tinha feito o game “Super Boulos”, no qual o candidato, como um super-herói, passa por obstáculos nos bairros de toda a cidade para virar o jogo. Pelo rumo das pesquisas eleitorais, a virada de jogo vai se mostrando cada vez mais próxima para Guilherme Boulos.

JOGOS: boulosradical.com e superboulos.com
Produção textual: Izabela Bonzanini e Carol Zanata

Créditos dos realizadores:
Roteiro e Produção: Subversilvio Silva e Rodrigo Febronio
Programação: Subversilvio Silva
Ilustrações: CrisVector
Música e Sound Design: Leonardo Lima
Colaboração: Douglas Domingues @duubhglas
Apoio: Gabinete do Amor @GabineteAmorSP

deixo um destaque para a publicação do texto no "Escrava, Lola, escreva", da deusa impecável lola, que tem muito da minha admiração também. 
Back to Top